A Câmara de Aveiro assume o projeto do novo ferry elétrico como símbolo de uma nova política ambiental na gestão de transportes e admite que funciona como reforço das políticas territoriais.
Esta mensagem esteve em destaque na apresentação do projeto nas instalações dos estaleiros responsáveis pela construção no Seixal.
A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, será construída pelo Grupo ETE para a CMA num investimento da Autarquia de 7.326.490,13€.
Apresentado como a primeira embarcação elétrica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, e para servir uma região portuguesa, o ferry assegura a travessia entre São Jacinto e o forte da Barra.
Os promotores anunciam um ferryboat com zero emissões de CO2 que permitirá a redução da emissão das de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo.
Ribau Esteves afirma trata-se de um símbolo de uma região de Aveiro marcada pelas paisagens naturais da ria e que desta forma acentua valores culturais e ambientais com a Tecnologia (com áudio)
Luís Figueiredo, Acionista e Administrador do GRUPO ETE, destaca a incorporação de tecnologia nacional.
Projeto que promete alavancar a indústria (com áudio).
Com início de construção previsto para o início do 3.º trimestre de 2021, o novo ferryboat foi adjudicado ao agrupamento de empresas Navaltagus e Navalrocha (Grupo ETE) com um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção.
Em nome da equipa de design, Rui Marcelino, destaca a importância de garantir uma embarcação com linhas modernas, confortável, para usar em todas as estações do ano e sempre com a ria no campo de visão.
Com mais lugares, garante decks interiores e exteriores para uma experiência total. Os cuidados com o clima de Inverno foram considerados com a criação de área interior (com áudio)
O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão (FC). O investimento total é de 7.326.490,13€ com o apoio do Fundo de Coesão no valor de 2.168.321,53€.