Nelson Barroso e Andreia Oliveira Lopes são reis do Carnaval de Ovar.

El-Rei D. Nelson II – o Contracena - e Sua Alteza A Rainha D. Andreia – A Palma Dourada – são os reis do Carnaval de Ovar em 2024.

Serão entronizados no dia 28 de janeiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas coletivas.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Nelson Barroso, pelo segundo ano consecutivo, mas que se apresenta com uma nova rainha, Andreia Oliveira Lopes, numa pretensa homenagem ao Teatro.

Depois da perda, no final de 2023, para Ovar e para o Teatro português, de Manuel Ramos Costa, o Carnaval de Ovar pretende homenagear esta forma de expressão artística.

Andreia Oliveira Lopes está ligada ao Carnaval, ao Teatro e à Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar desde que se lembra.

E, em 2023, a par da Contacto também celebrou o seu 40º aniversário de atriz, tendo participado em quase todas as produções da Contacto, sempre sob direção de Manuel Ramos Costa, ator e encenador vareiro, fundador da Contacto, que faleceu em dezembro último.

No teatro, de ressalvar ainda que Andreia Oliveira Lopes arrecadou o Prémio de Melhor Atriz Principal Feminina no Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho, em 2022.

No âmbito Carnavalesco, a rainha integra o Grupo de Passerelle Barulhentas desde 2013, mas iniciou as suas lides ainda criança no grupo Pilantras, tendo passado posteriormente pela Escola de Samba Costa de Prata, pelo grupo Carnavalesco Xaxas, onde foi a porta-bandeira e esteve um ano no Grupo Carnavalesco Condores.

Já foi vencedora do Carnaval de Ovar nas três categorias existentes.

Nelson Barroso é folião do Carnaval de Ovar, desde que se conhece.

Participou pela primeira vez no desfile em 1985, no Grupo Infantil Carruquinhas, mais tarde no Grupo de Adultos Carruquinhas e, entre 1996 e 1999, na Escola de Samba Costa de Prata.

Desde 1999 que vive a folia do Carnaval de Ovar sem desfiles, tendo apenas feito duas participações, como figurante.

Abdicou da participação no Carnaval de Ovar como integrante num só grupo, mas abraçou todos os grupos, fazendo questão de visitá-los nas suas sedes por altura dos preparativos para o Carnaval.

Desde 2001 que idealiza e cria as suas fantasias carnavalescas para participar nos vários eventos, fazendo questão de utilizar a sua fantasia logo no dia do primeiro desfile oficial.