Ílhavo assinala Dia Mundial do Saneamento.

A Câmara de Ílhavo assinala, esta quarta-feira, o Dia Mundial do Saneamento e a data será mote para encontro cultural no Museu Marítimo.

Crianças do 4.º ano do 1.º ciclo do município de Ílhavo assistem a uma apresentação preparada pela empresa Águas da Região de Aveiro.

Rui Dias, presidente da Câmara de Ílhavo, e Joaquim Baptista, administrador da empresa Águas da Região de Aveiro, são os anfitriões deste momento que realça a importância da infraestrutura para as comunidades.

Apresentação esta quarta, às 10h15, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

As empresas que integram as Águas do Centro Litoral anunciam dias abertos em 7 estações de tratamento de águas residuais.

Ílhavo, Cacia, Espinho, Choupal, Lousã, Coimbrão e Olhalvas (Leiria) são os locais de portas abertas ao longo dos próximos meses.

A campanha “Dia Aberto na ETAR”, que decorrerá entre novembro de 2025 e março de 2026, pretende aproximar a comunidade ao sistema de saneamento e mostrar, de forma transparente, o percurso e o tratamento da água que todos os dias chega às infraestruturas.

O calendário de Ílhavo tem visitas abertas a 25 de Novembro, 23 de Dezembro, 27 janeiro, 24 de Fevereiro e 24 de março.

Em Cacia as portas abertas acontecem a 16 de Dezembro, 20 de janeiro e 17 de março.

Ao longo destes cinco meses, as ETAR do sistema de saneamento da AdCL estarão acessíveis a todos os interessados, com entrada livre e sem necessidade de inscrição, permitindo visitas espontâneas e abertas a famílias, associações e cidadãos que queiram descobrir o percurso do chamado “esgoto”.

As ETAR recebem, diariamente, milhares de metros cúbicos de águas residuais provenientes de residências, empresas e equipamentos públicos.

Durante as visitas guiadas, os participantes poderão conhecer cada etapa do processo de tratamento, desde a chegada do chamado “esgoto” até à sua devolução ao meio ambiente em condições de qualidade e segurança ou à reutilização para outros fins.

A iniciativa pretende, ainda, valorizar o papel dos profissionais do setor da água, cuja atuação é muitas vezes invisível ao público, mas absolutamente essencial para a saúde pública e proteção ambiental.

São equipas que trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano, assegurando que o sistema não pára e que os serviços funcionam de forma contínua e segura.

Esta é uma oportunidade para a população perceber a complexidade, a tecnologia e o rigor envolvidos no tratamento das águas residuais, um serviço essencial que impacta diretamente a qualidade de vida das comunidades e a sustentabilidade dos ecossistemas.