Museu Marítimo de Ílhavo assinala reabertura do aquário com Jornadas “Aquários e Cidadania Azul”.

O Museu Marítimo de Ílhavo recebe, este sábado, as Jornadas “Aquários e Cidadania Azul”, evento que marca a reabertura do Aquário dos Bacalhaus e que celebra o 12.º aniversário do Aquário.

Assinala o final das obras de beneficiação e de requalificação daquela estrutura.

O programa do 12.º aniversário começa às 10 horas, junto ao Aquário dos Bacalhaus, com “Aquarianas”, um espetáculo para famílias com crianças dos 12 meses aos cinco anos, que, ao ritmo da música, convida a embarcar na missão de tornar o oceano mais limpo.

Nas jornadas “Aquários e Cidadania Azul”, que se realizam entre as 14 e as 18 horas, participam especialistas que falam do papel dos aquários na “consciencialização, comprometimento e proatividade” em defesa do futuro do planeta, sobre a importância de preservar os recursos marinhos para as gerações vindouras.

O evento começa às 14 horas, iniciando com o painel “Os Aquários em retrospetiva”, com moderação de Rui Rocha, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro (CESAM/UA).

Este painel conta com a participação de Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, que fala sobre a génese do aquarismo em Portugal e Inês Amorim, coordenadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CITCEM/FLUP), transmite a sua perspetiva sobre os antigos e novos paradigmas dos aquários públicos.

Às 15h15, o segundo painel explora a temática “Os aquários como recursos educativos e científicos”, com moderação de Sónia Cruz, do CESAM/UA.

Luísa Sousa, do Fluviário de Mora, explica como funcionam os aquários na sensibilização e educação ambiental e Nuno Galhardo Leitão, diretor do Aquário Vasco da Gama, mostra como os aquários atuam ao serviço do conhecimento científico.

Uma hora depois, inicia-se o terceiro e último painel, sobre “Os aquários na proteção das espécies”, moderado por Ricardo Calado, do CESAM/UA.

Este painel tem a participação de Carlo Mota, do Fragário do Norte, que destaca o papel dos aquários na preservação de corais ameaçados e conta, ainda, com o parecer de Miguel Paiva, do Sea Life Porto, sobre os desafios e estratégias de sustentabilidade de habitats marinhos.

O evento encerra às 17h30, com uma visão geral sobre o Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, transmitida por Andreia Silva, bióloga deste equipamento, terminando com uma visita ao Aquário dos Bacalhaus.

As celebrações do 12.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus encerram às 18 horas, com assinatura do protocolo de colaboração entre o Museu Marítimo de Ílhavo e o Comité Nacional para a Década do Oceano, o lançamento da 12ª edição da Revista Argus, dedicada à Década do Oceano, a apresentação do catálogo da exposição “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo” e a inauguração da exposição de ilustração científica “Oceanos de Vida, mares de ilustrações”, de Fernando Correia.