A Casa-Museu Custódio Prato, na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, recebe a segunda etapa da recriação do “Ciclo do Milho”.
Desta vez, momento para o corte e transporte do milho, culminando com a cascadela, tal como se executava, no concelho da Murtosa, nas primeiras décadas do século XX.
Evento às 16h no terreno contíguo à Casa-Museu Custódio Prato, onde, em junho último, se lavrou e semeou de forma tradicional.
Agora realiza-se-á o corte do milho e o seu transporte, em carro de vacas, para o quinteiro da casa.
À noite, pelas 21H30, no quinteiro da Casa-Museu Custódio Prato, terá lugar a cascadela, ou desfolhada, tradicional, com o transporte das espigas para eira e a colocação da palha no cabanal.
A iniciativa é organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro e procura exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes marinhoas.
O evento tem entrada livre e está incluído no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.