O Rancho Folclórico de São Simão da Mamarrosa promove mais uma desfolhada.
A noite deste sábado anuncia tradição e folclore nas ruas da Mamarrosa.
O largo da Igreja voltará a tornar-se numa Eira para receber a Tradicional Desfolhada, um evento que já se tornou um ícone e marco local.
Organizado pelo Rancho Folclórico S. Simão da Mamarrosa, este evento pretende recordar uma das maiores tradições agrícolas da região, enquanto conjuga a música, o folclore e o teatro num único espaço.
Além de um grupo de teatro que recriará o processo de desfolhar o milho, a noite irá também contar com a participação de dois ranchos minhotos – o Rancho Folclórico de Cabreiros, de Braga, e o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova da Anha, pertencente a Viana do Castelo.
Na Eira, irá escapelar-se o milho, um trabalho supervisionado pelo dono da casa e que será acompanhado de muita festa e convívio onde a comida e bebida não podem faltar.
Por entre a desfolhada, haverá também tempo para malhar o milho e encontrar o tão aguardado Milho-Rei, algo muito aguardado pelos jovens para tentar roubar um abraço ou beijinho à rapariga amada.
“O Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa volta este ano a realizar a Tradicional Desfolhada, um evento que continua sempre em crescimento e novidades e que tem conquistado já um lugar anual na agenda de quem nos visita. Continuamos a recriar aquela que era uma tradição agricultura muito comum na nossa região, procurando dar aos mais velhos a oportunidade de relembrar estas noites de trabalho e diversão, mas também dar a conhecer aos mais novos a arte de descamisar o milho.”, explica Daniel Jesus, Presidente da Direção do Rancho de São Simão de Mamarrosa.
“Para esta recriação, iremos contar com dezenas de figurantes, assim como dois ranchos do Minho que virão abrilhantar ainda mais a noite com as suas danças e trajes.