Cidadãos de Aveiro apresentam, esta terça, o projeto experimental que faz de um bairro citadino um verdadeiro laboratório social.
O Lab Cívico de Santiago surge inspirado noutros modelos de cidades europeias que já trabalham nas dinâmicas locais e em soluções para os problemas reportados.
Um grupo de cidadãos de Aveiro, constituído por profissionais de urbanismo, arquitetura, design, tecnologia, ensino e investigação, entre outras, com experiências em projetos de inovação cívica (Vivó Bairro, VivaCidade Aveiro 2, Aveiro SOUP, entre outros), entendeu lançar um laboratório cívico a título experimental.
Este movimento surge em articulação com as Florinhas do Vouga e decidiu-se pelo Bairro de Santiago tendo em conta o “notável trabalho desenvolvido por um conjunto de instituições locais”.
Aposta num trabalho em rede “através da partilha de ideias, saberes e vontades”, num clima de “respeito e tolerância” onde os cidadãos “aprendem” a aperfeiçoar esses mesmos processos visando contribuir para a melhoria da vida dos membros da sua comunidade.
O projeto irá iniciar-se com uma convocatória para reunir propostas de iniciativas locais, sendo expectável que sejam concretizadas cerca de dez iniciativas.
O laboratório irá funcionar no espaço Meninarte das Florinhas do Vouga, localizado no bairro de Santiago em Aveiro, onde será feito o lançamento da iniciativa, esta terça, às 18h30.