A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) entregou na passada terça-feira os prémios às Escolas vencedoras do passatempo “Ria de Aveiro – Um mar de experiências”.
Os 124 trabalhos em concurso foram avaliados por um Júri composto por representantes da CIRA, da Universidade de Aveiro e da Associação de Artesãos da Região de Aveiro.
Os primeiros prémios, (um quadro interactivo), foram entregues à Escola Básica do 1.º Ciclo de Abadias – Figueira da Foz (2.º ano), ao Jardim Escola João de Deus – Leiria (3.º ano) e Centro Escolar da Coutada – Ílhavo (4.º ano). Os segundos prémios, (um computador e um videoprojetor), entregues à Escola Básica da Póvoa do Valado – Aveiro (2.º ano), ao Externato Marista de Lisboa (3.º ano) e ao Externato Padre Cruz – Matosinhos (4.º ano). Por fim, os terceiros prémios, (um videoprojetor), foram recebidos pelo Centro Escolar da Coutada – Ílhavo (2.º ano), Colégio Português – Aveiro (3.º ano) e Escola Básica do 1.º Ciclo de Abadias – Figueira da Foz (4.º ano).
Na sessão de entrega de prémios o Presidente da CIRA, Ribau Esteves, agradeceu a todas as Escolas pela participação no passatempo e salientou que “a Ria de Aveiro é um espaço multifacetado do ponto de vista económico, turístico e cultural, que tem uma enorme importância não só para a região, mas para todo o país”.
O evento contou ainda com a presença de Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC, de Fernando Caçoilo, Presidente do município de Ílhavo, de José Eduardo de Matos, Secretário Executivo Intermunicipal e de Francisco Providência, da Universidade de Aveiro.
Durante a manhã, as 200 crianças das escolas vencedoras desenvolveram atividades lúdicas e educativas na Fábrica – Centro de Ciência Viva, recebendo ainda um kit Ria de Aveiro composto por mochila, t-shirt, bloco, caneta e brinquedo artesanal. O almoço foi servido pela Escola de Formação e Turismo de Aveiro.
Nos últimos dois anos a CIRA tem levado a cabo uma campanha promocional da Ria de Aveiro, abrangendo todo o território da Região de Aveiro.
A campanha "identifica e promove um conjunto de produtos e serviços âncora, na sua maioria diferenciadores e desconhecidos do grande público, dos quais se destacam alguns diretamente afetos à Ria (como é o caso das enguias, ostras, amêijoas, lampreia, conservas, salicórnia e sal) e outros associados ao turismo (como é o caso dos moliceiros, palheiros da Costa Nova, arte nova, arte xávega, museu marítimo de Ílhavo/aquário dos bacalhaus e ecomuseu Marinha da Troncalhada, entre outros)".