Ílhavo com ações sobre luto e cancro.
Dois temas que vão merecer sessões públicas no dia 30 de Outubro.
O Programa de Apoio a Pessoas em Luto do Município de Ílhavo retoma Oficinas e lança Grupo de Partilha Orientada.
Após a pausa de verão, o Programa de Apoio a Pessoas em Luto do Município de Ílhavo apresenta as atividades até ao final do ano.
A Oficina “Biografia Humana: Autoconhecimento e Transformação no Apoio ao Luto” acontece no dia 30 de outubro, às 18h30, no Fórum da Maior Idade (espaço provisório), na Gafanha da Nazaré.
Durante este encontro, os participantes terão a oportunidade de descobrir que, mesmo no seu luto, é possível encontrar, tanto em si como nas relações humanas, força e sentido para enfrentar o futuro.
Já o Grupo de Partilha Orientada, focado na prevenção de complicações associadas ao luto e na promoção de uma abordagem saudável ao processo de perda, tem a sua primeira sessão, num total de oito, agendada para o dia 19 de novembro, às 18h, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.
Este novo grupo terá um número limitado de participantes, será de composição fechada e contará com o acompanhamento de psicólogos especializados.
As inscrições para a Oficina e para o Grupo de Partilha Orientada podem ser efetuadas através do contacto telefónico 234 329 636 ou do endereço de e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt.
No dia 30 de Outubro, o Município de Ílhavo assinala o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama com palestra sobre saúde mental e emocional
Palestra intitulada "Cancro da Mama: a Importância da Saúde Mental e Emocional" tem lugar, às 14h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, e contará com a participação de Piedade Leão, psicóloga clínica e psico-oncologista do IPO de Coimbra.
A vivência do cancro, na primeira pessoa ou em familiares, é um desafio marcado por desgaste emocional e momentos de grande incerteza, medo, ansiedade e tristeza.
O equilíbrio da saúde mental e emocional assume um papel determinante, tanto no diagnóstico como no tratamento e recuperação.
Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, tem como objetivo não só a partilha de informação relevante, mas também sensibilizar para a importância dos exames regulares e do apoio contínuo a quem enfrenta esta doença.