Uma dura realidade com necessidades sociais em fase de subida.
A Câmara de Ílhavo afirma que a descentralização está a confirmar a importância do serviço de proximidade.
De 500 processos de ação social e Rendimento Social de Inserção no final de 2022 com assistência a um total de 1078 pessoas, a autarquia passou a dar acompanhamento a 1117 processos ativos que envolvem 2030 pessoas.
Em 10 meses, aumento de 477 processos e mais mil pessoas com necessidade de apoio (com áudio).
João Campolargo aproveitou a abertura do encontro sobre passado e futuro do Atendimento Social Integrado para fazer balanço à atividade depois de assumidas as competências.
O autarca fala em 8300 diligências abertas pelas equipas de ação social, atendimentos de proximidade e visitas domiciliárias num quadro cada vez mais exigente (com áudio)
Além do papel que Câmara de Ílhavo e parceiros sociais desempenham no apoio direto, a autarquia assumiu o reforço da capacidade de resposta como necessidade imediata.
Tem em marcha uma intervenção de meio milhão de euros, no rés-do-chão do edifício municipal, para adaptar estruturas de apoio aos serviços sociais.
O fórum realizado esta quarta definiu a habitação como a maior carência num município com forte procura e novos residentes em fase de chegada.
Fernando Mendonça, responsável pelo Instituto de Segurança Social, deu nota positiva ao trabalho de descentralização.
E para além de uma visão global sobre o distrito, admitiu que Ílhavo passou o teste com distinção naquela que é uma "luta diária" (com áudio)