São 21 os restaurantes do município de Ílhavo que iniciam, esta sexta-feira, a terceira edição do festival Gastronomia de Bordo.
Este evento junta Ílhavo, Murtosa e Peniche, de forma rotativa, em torno da gastronomia associada às comunidades piscatórias.
Este ano as ementas especiais serão apresentadas em cinco fins de semana, entre 23 de outubro e 22 de novembro, todas as sextas, sábados e domingos.
Restaurantes aderentes apresentam ementas dedicadas ao fiel amigo e seus derivados.
A autarquia entende que se trata de um projeto mobilizador que, este ano, vai incluir o lançamento de um livro sobre a gastronomia de bordo, no dia 16 de Novembro.
Fernando Caçoilo afirma tratar-se de uma marca importante.
O autarca de Ílhavo não tem dúvidas em afirmar que os valores identitários serão decisivos para segurar a economia em tempos de crise pandémica (com áudio)
Além da gastronomia haverá visitas orientadas ao território, a primeira já este fim de semana em viagem ao porto bacalhoeiro intitulada “A pesca longínqua e a indústria do bacalhau“.
Iniciativa que incluirá uma degustação, preparada pelo chef Ricardo Matos Marques, e que será guiada pelo empresário António Ribau, da Bacalhau Barents.
Na agenda está, também, a edição deste ano do Mar Film Festival.
A 4.ª edição arranca no sábado, às 21h30, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, com “Oceanos”, um documentário de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, que revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam.
O filme será comentado por Luís Menezes Pinheiro, do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO).