A Noruega é o país convidado do Festival do Bacalhau de Ílhavo, que decorre até domingo no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e que contará com a presença de Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas de Portugal, e de entidades oficiais norueguesas como o Secretário de Estado do Ministério das Pescas, Vidar Ulriksen, a Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, bem como o Diretor do Conselho Norueguês dos Produtos do Mar para Portugal, Johnny Thomassen, no dia dedicado ao país convidado (12 de agosto).
Para assinalar o dia do país convidado decorre às 15h00 a cerimónia do hastear da bandeira norueguesa, no recinto do Festival do Bacalhau, seguindo-se os discursos oficiais do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, da Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (UNG-MFEEE), EEAGrants, Maria Mineiro, do Secretário de Estado das Pescas da Noruega, Vidar Ulriksen, e da Secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho.
Atualmente Portugal e a Noruega em conjunto perfazem 50 por cento da costa marítima Europeia, o que torna a economia do mar tão importante para os dois países.
Entre a Noruega e Portugal existe também uma relação de amizade, com relações diplomáticas há mais de 100 anos.
"Existe um enorme potencial de desenvolvimento das relações bilaterais entre Portugal e a Noruega. Em especial no que diz respeito ao mar: a costa marítima é muito importante para a economia, para a sustentabilidade e para o ambiente".
O mar proporciona grandes oportunidades de cooperação, uma vez que a longa história das relações comerciais entre a Noruega e Portugal tem por base as trocas feitas por mar.
Portugal é o quinto maior mercado norueguês de exportação de peixes e mariscos.
Desde 1830 o bacalhau seco é exportado para Portugal e continua a ser o produto de exportação mais importante nesse setor. A Noruega detém 55% do mercado português de bacalhau seco, que com o peixe salgado, perfaz um total de cerca de 85% da exportação norueguesa de peixes e mariscos para Portugal.
Uma vez que nada une tanto os dois países como o Bacalhau, "não podiam faltar degustações e, para surpresa de todos, a chef norueguesa Chef Kristine Øvrebø (Marinha Real da Noruega), vai preparar especialidades norueguesas preparadas com o fiel-amigo dos portugueses, durante os showcookings 'Twist from Norway', às 17h00 e às 21h00.
Durante todo Festival do Bacalhau o stand da Noruega será ponto de informação sobre pesca sustentável do Bacalhau, importância da origem - Noruega, história do bacalhau. Além disso, os visitantes do Festival do Bacalhau podem fazer girar a Roda da Sorte presente no stand da Noruega e ganhar um dos brindes personalizados.