O Encontro Nacional dos Programas Impulso Jovens STEAM e Adultos acentua a importância da formação e a revolução que pode ajudar o país a desenolver-se e a Europa a voltar à primeira linha no campo da investigação.
Os 33 consórcios responsáveis pela implementação de programas partilham informação sobre o trabalho desenvolvido em diferentes áreas do conhecimento.
Formar jovens em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam) é a aposta de organizações públicas e privadas.
O reitor da UA destaca o envolvimento das academias como locomotiva suportada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (com áudio)
Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, destaca o primeiro ano de execução como tempo de aprendizagem.
Diz que a ativação de programas passa sempre por esta fase de ajustamento.
Mas considera que entrando em velocidade de cruzeiro, o país pode estar tranquilo quanto ao aproveitamento de fundos (com áudio)
A Ministra da Presidência reclamou capacidade de execução do país na agestão de fundos.
Mariana Vieira da Silva admite que o PRR é diferente de outros quadros.
Destaca a importância de executar bem os recursos ao serviço da qualificação de recursos humanos.
Faze-lo no campo das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é um auxiliar para explorar competências essenciais a todas as áreas de investigação para ajudar a transformar o país (com áudio)
O evento decorre ao longo do dia na Sala de Atos Académicos, na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), e o encerramento ficará a cargo de Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior, e de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.