A Guarda Nacional Republicana está na estrada, a partir de hoje, dia 14 de junho e até dia 15 de setembro, em operação de patrulhamento geral, de apoio e de fiscalização, com particular ênfase na adoção das medidas de reforço das condições de segurança dos cidadãos nacionais e estrangeiros.
Atenções centradas em locais de veraneio, nos eventos, nos estabelecimentos e locais de diversão noturna, nos principais eixos rodoviários, nas fronteiras, nas suas residências e ainda direcionadas para a proteção da floresta, com o objetivo de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas em todo o território nacional.
Com o aproximar da época estival, é expectável uma crescente afluência de pessoas nas zonas turísticas da área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população flutuante, nacional e estrangeira, a qual requer da GNR um esforço acrescido para garantir a sua segurança e dos seus bens, bem como a tranquilidade pública.
A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de sensibilização, patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção a zonas de veraneio.
Haverá patrulhamento misto com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinieri italiana.