As marés vivas desta semana estão a provocar a confusão no acesso às empresas do terminal bacalhoeiro na Gafanha da Nazaré e há casos de carros danificados com a entrada da água salgada em zonas de circulação e parqueamento.
Não sendo situação nova, agravou-se com a amplitude das marés que na madrugada de quarta e quinta e na preia-mar da tarde (15h-16h) acabou por deixar o principal acesso às empresas em mau estado.
Trabalhadores que operam em turno da noite em empresas da frente ribeirinha, na Gafanha da Nazaré, foram surpreendidos e nalguns casos a água salgada chegou invadir a estrada e a entrar mesmo nas viaturas.
O apelo à recuperação da via e elevação da muralha é um processo que tem merecido trabalho conjunto da Administração Portuária e da Câmara de Ílhavo com a autarquia a preparar-se para desenvolver projeto à espera de financiamento.
Na Gafanha de Aquém a água também chegou ao estacionamento junto à ponte e à estrada numa área sujeita a reabilitação mas ainda sem o arranjo final.