A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu, esta segunda, na Gafanha da Encarnação, 1 763 quilos de larvas de ostra (crassostrea gigas), no valor estimado de 9 mil euros.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma operação destinada ao controlo do transporte e comercialização de moluscos bivalves vivos destinados à aquicultura, tendo os militares detetado um veículo pesado de mercadorias a descarregar, nas margens da Ria de Aveiro, a respetiva semente de ostra, sem acompanhamento de certificados sanitários.
Foi identificada a empresa recetora dos moluscos bivalves vivos, apurando-se junto da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que a mesma não havia comunicado a chegada dos referidos bivalves provenientes de outro Estado membro, bem como não era detentora de registo de operador e recetor de animais vivos.
Segundo adianta a GNR, por efetuar o Comércio Intracomunitário de moluscos bivalves vivos com desrespeito pelas regras relativas a controlos veterinários e zootécnicos, a empresa incorre numa contraordenação que pode ultrapassar os 29 mil euros.
A Gafanha da Encarnação tem ganho protagonismo com a criação de ostra, produzida em viveiros na ria, em áreas concessionadas para o efeito, e mercados interessados na exportação, nomeadamente o Francês.