O Festival do Bacalhau 2018 assinala o arranque do Festival de Gastronomia de Bordo, a realizar de 14 a 18 a novembro, com o lançamento da iniciativa este sábado.
A chef Patrícia Borges “abre o apetite” para este novo evento, com a realização de um showcooking no Festival do Bacalhau, às 17 horas, no Pavilhão Terra e Mar.
O Festival de Gastronomia de Bordo destaca o melhor da culinária preparada pelos pescadores durante as suas campanhas de pesca. Ílhavo, Capital Nacional do Bacalhau, trará à mesa dos seus restaurantes as tradições de preparação alimentar durante as longas campanhas de pesca do Bacalhau.
Samos, caras ou línguas, sem esquecer a chora (sopa de cabeças ou caras de bacalhau fresco), comida retemperadora para climas hostis e mares inóspitos.
“Prevê-se um festival gastronómico único, na medida em que, pela primeira vez, este património gastronómico nacional será identificado e valorizado e que também incluirá visitas gastronómicas interpretadas a museus, fábricas, navios e outros equipamentos de transformação e preparação alimentar”, refere a organização do evento.
Ílhavo, Murtosa e Peniche, ligados pela temática do mar, estão envolvidos no projeto “Territórios c/ História: O Mar, as Pescas e as Comunidades”, no qual se enquadra o Festival de Gastronomia de Bordo.
Este projeto é financiado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.