Festival da Sardinha preparado para servir 5 mil refeições em quatro dias.


A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro agendou para Julho a realização do 6º Festival da Sardinha.

Evento entre 18 e 21 de julho no relvado da Costa Nova na celebração da gastronomia local e cultura da região.

Organizado pela APARA, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, o festival mobiliza a fileira da pesca.

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, que tem sede no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, representa mais de 500 empresas coletivas e individuais da área da pesca artesanal local, sendo uma das maiores do setor a nível nacional e das maiores associações com sede na região.

Durante quatro dias, a sardinha será a rainha deste festival, onde a comunidade piscatória será a anfitriã, colocando todo o seu saber gastronómico na preparação desta espécie que é imagem de Portugal no mundo.

Na tenda gigante instalada no relvado da Costa Nova, estima-se servir 5 mil refeições e consumir 1 tonelada de sardinhas.

“O Festival da Sardinha é uma celebração onde os pescadores se reúnem para partilhar não só a melhor sardinha grelhada, mas também as suas histórias em torno da faina. Esta é uma iniciativa que traz visibilidade à atividade de muitos dos membros da APARA, para quem a pesca da sardinha é uma atividade essencial para o sustento de suas famílias”, refere nota da APARA.

O evento gastronómico funciona das 12h00 às 15h00 (almoço) e das 19h00 às 23h00 (jantar).