A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora o 18º aniversário com evento aberto à comunidade.
Portas abertas a toda a comunidade em festa a partir das 10h00 e evento especial a partir das 17h com convidados da região.
O programa do evento inclui dia aberto das 10h00 às 20h00, sendo que às 17h00 tem início a sessão de abertura que contará com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, do Diretor da FCCVA, Pedro Pombo, do Vice-Reitor da UA, Artur Silva, do Vice-Presidente da CCDRC, Jorge Brandão, e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
Das 17h00 às 20h00, no espaço exterior envolvente à FCCVA, decorrem várias atividades STEAM, que incluem programar robôs MBots e Ozobots, fazer animações Stop Motion, programar jogos com Makey-Makey e ainda fazer impressão 3D.
Também as histórias com ciência da Barriga do Caracol vão sair à rua para encantar miúdos e graúdos.
Neste mesmo horário estarão abertas para visitas as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”.
Em dia de festa, não pode faltar o momento de brindar e cantar os parabéns à FCCVA, previsto para as 17h30.
A celebração continua, pelas 18h00, com a inauguração da Oficina de Robôs SPIKE, uma nova ferramenta de aprendizagem STEAM que combina elementos de construção da LEGO, hardware de fácil utilização e uma linguagem de programação por blocos baseada em Scratch.
Resultado de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Agência Ciência Viva, e com o grande objetivo de divulgar a ciência e promover a cultura científica e tecnológica, a FCCVA já recebeu mais de meio milhão de visitantes nestes últimos 18 anos.
Pedro Pombo, diretor da Fábrica, lembra que por de trás de todo o trabalho realizado ao longo destes anos “está uma equipa de profissionais da divulgação científica e um grupo alargado de investigadores, bolseiros e professores da UA. O envolvimento da UA garante à Fábrica rigor, inovação, qualidade, dinâmica e diversidade, em todos os seus conteúdos, dentro e fora de portas”.
Em declarações à Terra Nova, o responsável pelo projeto da Fábrica realçou a satisfação de ver este equipamento acarinhado (com áudio)