O Partido Socialista de Estarreja quer os cidadãos ativos na fiscalização do cumprimento do IVA reduzido e abre canais de comunicação para permitir a denúncia de quem não cumprir.
Lança uma campanha em defesa da real redução de preços sem estar à espera que a ASAE consiga estar “em todo o lado a controlar tudo”.
A iniciativa "O Estado somos todos nós!" apela aos cidadãos para que verifiquem a redução de preços na lista de produtos que o Governo isentou de IVA.
“Sabemos que, normalmente, quando o IVA desce não se verifica uma diminuição proporcional do preço dos bens. Porquê? Porque muitos comerciantes, sob qualquer pretexto, mantém os preços e assim aumentam os seus lucros. O que significa que, com a diminuição do IVA, o Estado deixa de arrecadar receita, as pessoas pagam o mesmo e os únicos beneficiados acabam por ser aqueles comerciantes das grandes, médias e pequenas superfícies que fazem seu o valor do IVA”, adianta a estrutura socialista que perante o desafio quer assumir o desafio de uma participação pública informada e determinada no cumprimento da medida.
“O Estado somos todos nós! Vamos, então, fazer a nossa parte. Lançamos um desafio aos estarrejenses: vamos começar desde já a colecionar os talões das compras dos bens essenciais que fazemos. Quando o IVA baixar, vamos comparar o que pagávamos antes com o que se pagará depois. Caso alguém perceba que o preço não baixou, contactam o PS Estarreja, entregam-nos o talão do antes e depois e nós trataremos de encaminhar a situação para as entidades competentes”.