O Município de Estarreja apresenta, esta segunda, o reforço de meios do programa “Radar Social” dedicado ao combate à pobreza e exclusão social.
Reunião de apresentação e debate sobre os principais problemas já conhecidos.
A atualização do Diagnóstico Social do Concelho é uma das primeiras tarefas da equipa do projeto Radar Social que entrou em funções no dia 1 de agosto.
O Município de Estarreja viu aprovada a sua candidatura, no âmbito do PRR, com um montante de investimento elegível de 185 mil euros e com uma taxa de financiamento a 100% pelo PRR.
O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a Rede Social.
A medida afigura-se como uma oportunidade de acrescentar uma equipa técnica multidisciplinar à Rede Social concelhia.
Tem como objetivo a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as que se encontram em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.
A equipa técnica multidisciplinar, composta por três técnicas das áreas de Serviço Social, Sociologia e Educação Social, entrou em funções no dia 1 de agosto e já está a trabalhar na 1.ª fase de intervenção para fazer a atualização dos instrumentos de planeamento social.
Esta segunda é dia de reunião de apresentação do projeto a todos os parceiros sociais, às 15h, no auditório do Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja.