Estarreja investe 700 mil euros na organização do Carnaval.
O cartaz, de 7 a 17 de fevereiro, é considerado momento de exaltação cultural e das tradições concelhias mas também alavanca económica.
As antigas Batalhas das Flores, no início do século XX, deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país.
Hoje, a alegria e o ritmo do carnaval brasileiro conduzem anualmente a Estarreja dezenas de milhares de visitantes, atraídos pelos principais desfiles (infantil e adulto) que envolvem cerca de 3 mil figurantes.
Isabel Simões pinto diz que o investimento dos últimos anos foi muito direcionado para as condições dos espaços da festa.
Trata-se de um evento de inverno ao ar livre preparado para receber milhares de visitantes (com áudio)
Em Estarreja vive-se o carnaval brasileiro que, desde 2018, está instalado no Parque Municipal do Antuã no denominado “Sítio do Carnaval”.
Outro dos locais centrais é o Espaço Folia na Praça Francisco Barbosa para os espetáculos noturnos.
Áreas melhoradas com investimentos de qualificação.
Uma aposta no acolhimento de visitantes que a vereadora dos eventos, Paula Almeida, destaca como pilar da organização.
Dos 700 mil euros investidos, parte significativa é dirigida para as condições de estadia, sendo o restante destinado a grupos e cartaz de animação (com áudio).
A Associação do Carnaval tem novos dirigentes em início de mandato mas com experiência na organização do evento.
Nuno Pauseiro, o presidente da Associação, aproveitou o lançamento para agradecer o investimento municipal e a “profissionalização” desta festa.
Ainda assim lembra que é o voluntarismo dos participantes e dos grupos que ajuda a fazer a festa (com áudio)
O programa desenrola-se de 7 a 17 de fevereiro e arranca com sessão de mediação do livro e da leitura direcionada à primeira infância e projetos comunitários.
Haverá exposições e projetos comunitários.
Séniores são chamados a participar em experiência artística intergeracional.
A Orquestra Improvável regressa às ruas de Estarreja como um espetáculo comunitário reunindo 50 participantes de todas as idades.
As Marchas Luminosas, a 11 de Fevereiro, e os Grandes Corsos, a 15 e 17 de Fevereiro, e o desfile infantil, a 8 de Fevereiro, prometem dominar as principais datas.
A animação conta com Ena Pá 2000, Augusto Canário, Némanus, Nuno Bastos e Quim Barreiros entre outras propostas com sons de época e DJ´s que aninam as noites na praça Francisco Barbosa.