A Associação BioLiving mantém a atividade com um campo internacional de voluntariado ambiental no Município de Estarreja.
EcoLusitanica é o nome do sexto campo internacional de voluntariado organizado pela Associação BioLiving, a coletividade de defesa do ambiente sediada em Albergaria-a-Velha.
Depois de campos de voluntariado organizados no concelho-sede, na Mealhada e em Lousada, EcoLusitanica decorre no concelho de Estarreja com o apoio da autarquia estarrejense e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Participam 20 jovens oriundos de sete países diferentes (Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria, Alemanha e Grécia).
A associação e a autarquia, que viram o campo aprovado em fevereiro, aceitaram o desafio de adaptar todos os trabalhos e dinâmicas a uma situação de distanciamento, higiene e segurança máximas.
De 25 de julho a 5 de agosto, os trabalhos decorrem na freguesia de Canelas, onde serão recuperados ecossistemas ribeirinhos e património cultural na “micro-reserva natural” gerida pela Associação BioLiving, e também nos percursos do BioRia, através de tarefas de beneficiação da biodiversidade e de controlo de espécies exóticas invasoras.
Os jovens serão liderados por um grupo de cinco biólogos da associação.