Uma delegação do PCP, que contou com a presença do Deputado do PCP na Assembleia da República, António Filipe, esteve, na passada Quarta-Feira, em contacto com os pescadores da arte xávega de Esmoriz procurando conhecer melhor os problemas com que estes se deparam.
Em destaque esteve o aumento do preço da licença para a pesca com majoeira, prática a que recorrem no período do Outono /Inverno de forma a assegurar os seus rendimentos uma vez que ficam impossibilitados de exercer a pesca da arte xávega.
As licenças para a pesca com majoeira são normalmente atribuídas por um período de seis meses (outubro a março) com um custo de 9.98€.
Este ano, pelo contrário, foi cobrado aos pescadores pela mesma licença valores entre os 75 e 100€ e por um período de apenas três meses, devido ao pagamento de um suposto estudo.
O PCP diz que já questionou o Governo sobre o aumento das licenças e se será novamente exigido aos pescadores o pagamento de uma nova licença para 2021.
Exigiu também que o Governo esclarecesse que medidas tomará para reverter esta situação e ressarcir os pescadores do valor cobrado pelo dito estudo.