A Escola Profissional de Aveiro participou na 24ª Conferência Anual do Fórum Europeu da Educação e Formação Profissional (EFVET), em Paphos, Chipre Esta conferência, subordinada ao tema “Excelência no Ensino e Formação Profissional – O que faz deste ensino e formação um caminho atrativo para o sucesso?’ contou com mais de 200 participantes de cerca de 25 países, não só europeus, mas também Hong Kong, Estados Unidos, Israel, Rússia e Turquia, que reuniram durante dois dias e meio, partilhando boas práticas e resultados de projetos no âmbito da mesma temática.
Assim, foram apresentadas e promovidas ações inovadoras na área da cooperação entre instituições de educação e empresas, a prática do empreendedorismo no ensino profissional, as políticas europeias no que dizem respeito à reforma da educação e formação profissional na Europa, a importância da internacionalização no mercado global, o papel dos governos nacionais e de todas as partes interessadas, as oportunidades e os desafios do Ensino e Formação Profissional, a estratégia 2020 e as implicações nas instituições do ensino profissional e nos governos nacionais, a utilização das TIC na aprendizagem, a questão dos ECVET na Europa, entre outros temas.
Entretanto é ainda notícia a participação de uma delegação da Escola Profissional de Aveiro num curso de formação em Copenhaga, Dinamarca, no âmbito da Ação-Chave 1, Formação de Adultos, do Programa Erasmus+. Esta ação visou o desenvolvimento de competências na área do coaching, cada vez mais importantes no auxílio a situações de conflito.
Através de uma metodologia focada na partilha, na procura de soluções, na discussão conjunta e no trabalho em pequenos grupos, esta formação transnacional permitiu treinar diferentes técnicas de questionamento, capazes de atrair recursos, criar novas perspetivas e formas alternativas de lidar com problemas. Paralelamente, a aprendizagem de técnicas de coaching possibilitou a reflexão ao nível dos diferentes domínios de atuação presentes no exercício das diferentes atividades profissionais, nomeadamente: pessoal, de reflexão e de produção.
Participaram 14 estabelecimentos provenientes de 3 países: Portugal (AEVA/EPA, Agrupamento de Escolas de Cinfães e Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo), República Checa (Evropská Kontaktní Skupina) e República da Irlanda (St. Kevin’s College).