A Unidade Local de Formação (ULF) de Aveiro, uma Escola de Formação de Quadros de Comandos de Bombeiros e de cursos para ingresso na carreira de Oficial Bombeiro, vai ficar em Albergaria-a-Velha, junto ao Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
O Município de Albergaria assinará um Protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Associação Humanitária dos voluntários albergarienses e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro para a instalação da Escola no Concelho.
O seu funcionamento será assegurado pela ENB, apoiando técnica e financeiramente os cursos, enquanto a gestão, utilização de terrenos e do heliporto anexo estarão a cargo dos Bombeiros de Albergaria. Caberá à Federação a articulação entre a Escola Nacional e os Corpos de Bombeiros do Distrito, que farão formação na ULF de Aveiro, enquanto a Câmara Municipal "deverá licenciar as obras de instalação da infraestrutura e apoiar a sua execução".
O Protocolo será assinado ainda este mês.
No âmbito da reunião do Executivo de Albergaria, realizada hoje, foi aprovada a concessão de um subsídio, para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, aos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, no valor de 34,9 mil euros. António Loureiro refere que a Associação Humanitária “tem um parque automóvel degradado, que necessita de remodelação”. Os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha celebram este ano 90 anos de existência, "queremos associar-nos a esta data com a atribuição da ambulância e reconhecer o trabalho em prol da comunidade que os Bombeiros têm desenvolvido ao longo dos tempos”, afirmou o Edil. O subsídio da Autarquia contempla a aquisição e transformação do veículo, que terá como finalidade o transporte múltiplo de doentes.