A Universidade de Aveiro (UA) participou na primeira edição da Competição Internacional “Formula Student Portugal” com um veículo a combustão e uma equipa, a “Engenius UA Formula Student”, constituída por alunos e professores de vários departamentos da UA, obtendo um sexto lugar na classificação final.
A competição decorreu de 31 de julho e 6 de agosto, no Kartódromo de Castelo Branco.
O ano de 2023 marcou a participação da “Engenius UA Formula Student” na sua primeira Classe 1, a principal categoria desta competição, em que se apresenta um protótipo físico, justamente na Formula Student Portugal (FSPT).
A equipa apresentou um veículo desenvolvido por estudantes de diversos cursos, sendo, assim, o primeiro carro não só para este grupo, mas também para a UA.
O desenvolvimento deste protótipo físico representa “um momento histórico” para a equipa.
Apesar da “Engenius UA Formula Student” ter sido estreante na Classe1, terminou a prova em 6º lugar geral (entre 22 equipas) e conquistou o 3º lugar na apresentação do plano de negócios.
Esta equipa da UA já tinha participado diversas vezes nesta competição a nível internacional, mas na modalidade Classe 2 (eventos estáticos), em que as equipas apenas apresentam protótipos teóricos que consistem no desenvolvimento computacional do carro, desde a modelação 3D das partes necessárias, até à sua assemblagem.
A equipa da UA conquistou o 1º lugar geral nesta classe, na Formula Student United Kingdom.
A “Formula Student” é a maior competição de engenharia a nível académico no mundo, com eventos dentro e fora da Europa, como Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, República Checa, Hungria, EUA, Índia, entre outros.
Nestas competições os estudantes têm a possibilidade de projetar, construir, experimentar e desenvolver conhecimento prático de diversas áreas disciplinares.
Projeto do Departamento de Engenharia Mecânica A equipa “Engenius UA Formula Student”, criada por estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em 2006, tem-se focado no projeto de veículos, procurando desafiar os estudantes para o desenvolvimento de protótipos tanto teóricos como físicos de carros de Fórmula, com o intuito de participar em competições a nível nacional e internacional.
Apesar de ter sido um projeto do DEM, conta atualmente com a colaboração de outros departamentos da Universidade (Comunicação e Arte, Eletrónica, Telecomunicações e Informática e Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), resultando, assim, numa iniciativa extracurricular e multidisciplinar.