O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) iniciou, esta terça-feira, com uma sessão para as escolas, a programação para assinalar o Dia Mundial da Água.
Aposta num programa para famílias com atividades para crianças e jovens durante a semana e o 'ponto alto' no fim-de-semana com uma exposição, oficinas e espetáculos.
Mariana Ramos, Vereadora da Câmara de Ílhavo, assumiu perante o público escolar a importância de repetir procedimentos que garantam a redução ou o controlo dos consumos. (com áudio)
Mensagens do Dia Mundial da Água com a ação de sensibilização “O Mar começa aqui… e em ti”, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Esta é uma ação destinada às escolas e nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a empresa Águas do Centro Litoral.
A empresa mostrou o ciclo da água com destaque para a recolha e tratamento de águas residuais e para a sua devolução ao meio aquático ou a sua reutilização. (com áudio)
No sábado, dia 26, é inaugurada a exposição temporária “Bota-abaixo” que espelha a memória e a tradição da construção naval em madeira nos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa.
Este promete ser um dos momentos altos com a partilha de símbolos da construção em três municípios do litoral.
Nuno Costa, diretor do MMI, destaca a mostra sobre a construção naval a partir dos Estaleiros Mónica na Gafanha da Nazaré. (com áudio)
Além da exposição, sábado apresenta o espetáculo para bebés “Há-mar”, integrado no Festival Papagaio, coproduzido pelo WeTumTum e Museu Marítimo de Ílhavo.
Paralelamente, Sandro William Junqueira orienta um Workshop de Escrita Criativa, propondo um encontro entre a escrita e o mar.
A Biblioteca Municipal de Ílhavo vai ao museu com a sua Hora do Conto e convida a descobrir “A Viagem da Gotinha”.
Há ainda a oficina de nautimodelismo “Escalas e levantamentos”, dinamizada pela TEAM - Truques & Engenhocas Associação de Modelismo.
O programa do Dia Mundial da Água termina no domingo, dia 27, com a iniciativa “Tanto Mar” que propõe a visita “Da água ao pão” no Centro de Religiosidade Marítima.