Desfolhada volta a ser celebrada na Mamarrosa.
Festa pelas mãos do Rancho de São Simão.
Depois de uma pausa forçada devido à pandemia, a “Tradicional Desfolhada” volta às ruas da Mamarrosa para mais uma noite de tradição e folclore.
O Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa irá recriar esta tradição, já pouco usual nos dias que correm, mostrando na sua Eira como era passado este momento de trabalho, convívio e partilha.
A encenação tem início às 20h30, no largo da Igreja da Mamarrosa, Oliveira do Bairro.
Além da atuação do rancho anfitrião e responsável pela organização do evento, sobem também ao palco dois convidados – o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e as Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova –, assim como um grupo de teatro que vai recriar todo o espírito de alegria, diversão e trabalho que se vivia nesta tarefa da desfolhada.
Estará também à venda comida típica destas festividades, num bar aberto, onde não vão faltar o caldo verde, papas de abóbora, rojões, pão com chouriço, broa e vinho tinto.
“Procurando manter vivas as tradições do antigamente, o Rancho Folclórico de São Simão de Mamarrosa decidiu retomar a encenação da Tradicional Desfolhada, uma atividade muito comum antigamente na população rural e que se perdeu com a evolução dos tempos”, explicou Daniel Jesus, Presidente da Direção do Rancho de São Simão de Mamarrosa.
“Para esta recriação, iremos contar com cerca de 100 pessoas que irão representar não só o trabalho de desfolhar o milho, mas também as danças e as brincadeiras que se faziam ao encontrar o milho-rei (espiga vermelha).
A realização da “Tradicional Desfolhada” conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Junta da União de Freguesias de Bustos Troviscal-Mamarrosa, sem os quais esta organização não teria sido possível.