A crise dos polinizadores em debate.
Sociedade Portuguesa de Entomologia e Associação BioLiving assinalam o Dia Mundial do Ambiente com debate multidisciplinar sobre a proteção dos insetos polinizadores.
Evento online, esta segunda, às 21h, para falar sobre a importância da polinização nos ecossistemas.
Mais de 90% das plantas silvestres e de 75% das principais culturas agrícolas dependem da polinização feita através de animais (principalmente, insetos).
No entanto, as pressões humanas das últimas décadas, como a perda e a degradação dos habitats, o uso intensivo de agroquímicos, a poluição ou as espécies exóticas invasoras têm levado a um acentuado declínio dos polinizadores, deixando a natureza e vários setores da economia em crise.
Os organizadores do evento explicam que há um “papel crucial” dos polinizadores e que é necessário “trabalhar na sua proteção”.
A iniciativa cruza as perspetivas da academia, das políticas públicas locais, da educação ambiental e da produção de alimentos, e os interessados poderão assistir gratuitamente e interagir com os convidados.
O tema tem motivado algumas abordagens de entidades públicas que gerem os calendários de corte de relva e ervas de forma a preservar a época da polinização.
Foi o caso de Ílhavo que retardou os cortes (na foto).