Anadia anuncia para Setembro a candidatura da Misericórdia ao Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G dedicado ao apoio à população sénior.
O Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) aprovou o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social do Município.
O Diagnóstico permite a compreensão da realidade social e identifica as necessidades e problemas prioritários, bem como os recursos e potencialidades locais.
O Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento estruturante, elaborado em consonância com o Diagnóstico Social, onde se definem objetivos e estratégias, capazes de responder às necessidades e problemáticas identificadas.
Os documentos acompanharão a candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Anadia ao Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G que será apresentada no mês de setembro.
Fomenta a promoção da autonomia, capacitação e desenvolvimento social da população mais vulnerável, promoção do envelhecimento ativo e longevidade e da intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Ainda no decorrer do plenário a Coordenadora da Rede Social, Dora Gomes, enumerou as atividades desenvolvidas nos últimos meses, nomeadamente o “Social Abraça Anadia”; as sessões de “Literacia Financeira” e sobre “Violência Doméstica”; a iniciativa “Cinema em Rede na Nossa Terra”; a festa de encerramento do projeto “Movimento Sénior é Vida” que será retomado no próximo mês de outubro; e a atividade “Mais Pequenos na Festa Colorida”.
Dora Gomes anunciou ainda que o programa “Radar Social”, constituído por uma equipa técnica multidisciplinar (Serviço Social, Estatística e Planeamento, e Psicologia), vai ter o seu início em breve.
O projeto assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.
A autarquia explica que através desta medida será implementado um “sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local”.