A Confraria Gastronómica do Bacalhau desloca-se à Islândia, de 5 a 8 deste mês de outubro, no âmbito do projeto “O Mar que nos Une”.
Este programa tem vindo a ser implementado em 2023 e prolonga-se por 2024.
A comitiva é composta pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, Câmara Municipal de Ílhavo e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, representadas respetivamente por 12 Confrades, Vereadora da Cultura e Presidente da Junta de Freguesia.
O programa contempla a visita a navios de pesca de bacalhau, Porto Marítimo, Museu do Bacalhau, Câmara Municipal de Grindavík, Câmara Municipal de Thorlakshofn, centro histórico de Reykjavik, entre outras atividades onde, naturalmente, haverá lugar à degustação gastronómica.
“O Mar que Nos Une” consiste em visitar a origem do bacalhau aos 3 principais países de pesca do bacalhau: em primeiro a Islândia, em outubro de 2023, depois a Noruega, em inícios de março de 2024, e por último, o Canadá, no decorrer de 2024.
“Cada uma dessas nações desempenhou um papel crucial na sustentabilidade desta indústria vital, que ao longo do tempo tornou-se uma parte integral das culturas locais”.
O objetivo é conhecer os locais, os costumes e os agentes económicos, tais como empresas, armadores, portos marítimos, e as entidades oficiais, tais como municípios, associações comerciais e industriais. A Confraria explica que se trata de uma forma de estreitar relações entre a comunidade ilhavense e a Islândia tendo o bacalhau como elemento agregador.
"O Mar que nos Une é uma homenagem ao passado, ao presente e ao futuro do comércio do bacalhau, celebrando o papel deste peixe icónico na formação de relações humanas, tradições e culturas que perduram até aos dias de hoje”.