A Confraria do Bacalhau vai celebrar os Santos Populares com uma reunião mensal aberta à comunidade.
As reuniões mensais que, habitualmente, são fechadas, dão lugar no dia 27 de Junho a uma sardinhada e uma Mega Paella de Bacalhau.
Com a ação, a Confraria assume a aposta nos valores tradicionais.
“Ao celebrar os Santos Populares, como Santo António, São João e São Pedro, os portugueses honram as suas raízes e reafirmam os valores e costumes que os unem. Estes momentos são marcados por sabores típicos, e promovem um ambiente de alegria, convívio e partilha entre as pessoas”.
Outra das apostas é o atrativo turísticos destas celebrações e a dinamização da economia local.
“A celebração dos Santos Populares é fundamental para preservar a tradição, fortalecer os laços comunitários e promover a cultura portuguesa, sendo um momento de grande significado e orgulho para todos nós”, refere nota da Confraria Gastronómica do Bacalhau.
A estrutura liderada por Hugo Coelho assume que a celebração dos santos populares representa também o “fortalecimento dos laços sociais para a preservação da tradição gastronómica”.
E lembra que no seio da confraria, estes são princípios há muito enraizados.
“O ato de partilhar conhecimento, ideias, técnicas e histórias cria uma rede de aprendizagem e troca de saberes, enriquecendo não apenas o repertório individual, mas também o coletivo”.
O evento é aberto ao público, terá lugar no recinto do Restaurante Tábua da Ria, dia 27 de junho ao jantar.