A Universidade de Aveiro (UA) está no top 150 das melhores Instituições do Ensino Superior (IES) na disciplina científica de Ciências e Engenharia do Ambiente (Environmental Science & Engineering), sendo líder nacional em quatro disciplinas científicas e líder ex-aqueo em duas outras.
A edição 2025 do ShanghaiRanking's Global Ranking of Academic Subjects (Shanghai GRAS) envolveu cerca de 2 mil IES de 92 países e foi conhecida a 18 de novembro.
Para além resultado na área disciplinar de Ciências e Engenharia do Ambiente, a UA está entre os lugares 151-200 nas áreas disciplinares de Ciências e Engenharia dos Materiais (Materials Science & Engineering) e Engenharia de Telecomunicações (Telecommunication Engineering), partilhando este mesmo intervalo com a Universidade de Lisboa, na disciplina de Ciências e Tecnologia da Instrumentação (Instruments Science & Technology), e com a Universidade do Minho, em Engenharia Mecânica (Mechanical Engineering).
A UA posiciona-se ainda entre os lugares 201-300 na área disciplinar de Química (Chemistry).
Promovido pela consultora chinesa independente no setor do ensino superior, ShanghaiRanking Consultancy, o Shanghai GRAS deste ano avalia o desempenho das universidades mundiais, no contexto da investigação (cooperação internacional e prémios internacionais) em 57 áreas disciplinares de cinco áreas científicas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas, Ciências Sociais.
A UA está classificada em 16 áreas disciplinares.
Nesta edição, as universidades dos Estados Unidos continuam a dominar, alcançando as primeiras posições em 27 disciplinas, enquanto as universidades chinesas seguem de perto, com 21 disciplinas classificadas em primeiro lugar a nível mundial.
O grande destaque vai novamente para a Universidade de Harvard (EUA), que surge em primeiro lugar em 11 disciplinas.