O Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi admitido como membro da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável.
Trata-se de uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo.
O objetivo é promover a troca de conhecimento e as melhores práticas na gestão do turismo sustentável, ajudando os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.
Ser membro da INSTO implica que os membros se comprometem a monitorar e medir a atividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas principais.
Satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática são as áreas avaliadas.
Os avanços registados em cada uma destas áreas são apresentados todos os anos.A admissão formal do OTSCP terá lugar na próxima reunião anual da INSTO, que terá lugar de 21 a 22 de novembro, em Madrid.
“A admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO é mais um passo importante para a promoção da sustentabilidade da atividade turística na região”, sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
“A Turismo do Centro tem como um dos seus desígnios a certificação enquanto primeira região de turismo sustentável a nível internacional, através do projeto ‘Centro Sustentável’. Para isso, são muito importantes os dados recolhidos pelo Observatório, que permitem a avaliação permanente da realidade e ajudam os empresários e as entidades públicas a tomar as melhores decisões. Este é um esforço fundamental, no sentido de assegurar que a atividade turística cria mais-valias para as comunidades locais, assim como para o ambiente”, acrescenta Raul Almeida.
O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria. O Conselho Técnico-Científico do Observatório integra 30 investigadores de várias instituições de Ensino Superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
Já o Conselho Consultivo Empresarial inclui os principais empresários e instituições representativas da atividade turística