Casa do Povo da Gafanha da Nazaré celebra 50 anos de atividade.

A Casa do Povo da Gafanha da Nazaré celebra 50 anos de vida em Gala de aniversário que homenageia antigos dirigentes, fundadores e alunos.

Festa na Fábrica das Ideias, este domingo, às 19h, com homenagem aos antigos dirigentes e homenagem a três ex-alunos (Pedro Bola Marques em ballet, Ana Cláudia Fernandes em dança contemporânea e Beatriz Fernandes na ginástica rítmica).A festa faz-se com animação a cargo das secções.

As Casas do Povo, criadas em 1933, inicialmente estruturadas como organismos corporativos primários de cooperação social, foram em grande parte extintas no final dos anos 70, mas algumas mantiveram atividade.

Foram reestruturadas como pessoas coletivas de utilidade pública, de base associativa, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades, com ações de animação sociocultural, em colaboração com o Estado e as Autarquias.

A da Gafanha da Nazaré foi fundada em 1973 e está instalada na antiga escola primária da Chave.

Chegou a acolher um grupo de teatro.

Nas atividades atuais destaca-se pelo setor cultural, pelo fomento da dança, especialmente nas modalidades de dança contemporânea e ballet.