A reforma orgânica com a proteção civil a assentar nos corpos de bombeiros e o cumprimentos financeiro dos protocolos são pilares da relação da Câmara de Aveiro com os Bombeiros Novos e Velhos de Aveiro.
A assinatura de protocolos concretizou-se esta quinta-feira. Apoios que rondam os 219 mil euros, com 105 mil para os Bombeiros Velhos e 117 mil para os Bombeiros Novos (incluindo neste último uma verba de 12.000,00€ para as despesas atinentes à atividade da Secção de São Jacinto).
Ribau Esteves sublinhou que a Reforma Orgânica realizada na Câmara "foi complexa e está em velocidade de cruzeiro. Cumprimos agora com as nossas obrigações para com os Bombeiros. Somos parceiros responsáveis e cumpridores", disse.
Vítor Sequeira, Vice-Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Velhos, disse que "as autarquias de Aveiro tem uma visão correta do seu papel perante os cidadãos e os Bombeiros, responsabilizando todos num Protocolo cumprido ao dia e de uma forma verdadeiramente exemplar", referiu.
Albuquerque Pinto, dos Bombeiros Novos, considera que os Municípios e o Governo devem procurar criar soluções de financiamento. E sobre a relação com a Câmara de Aveiro admite que se processa de forma rigorosa no cumprimento dos acordos deixando garantias na resposta operacional (com áudio).