O Cais do Bico, na Murtosa, volta acolher mais edição do “Mercado Tradicional”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com algumas associações locais, que procura reviver, no tempo presente, as ambiências das feiras e mercados de outrora.
Domingo, 13 de Maio, a partir das 10h, os visitantes poderão comprar produtos da terra, utensílios e outros objectos artesanais, bem como degustar os saborosos petiscos marinhões nas tasquinhas de comes e bebes, dinamizadas pelas associações locais. À tarde, pelas 15h, atuará o grupo de música tradicional “Cantigas na Eira”.
Este ano, o Mercado Tradicional será marcado pelo “bota abaixo” de um novo barco moliceiro, construído, de raiz, com todas as características da embarcação tradicional, pelo proprietário, António Ferreira Nunes, e de uma bateira caçadeira, recuperada por Etelvina Almeida.
O “bota abaixo” terá lugar na rampa de varadouro do porto de abrigo, por volta das 16H00 e constituirá, segundo a autarquia, “um momento importante na defesa e preservação do extraordinário património lagunar, graças ao empenho de duas pessoas apaixonadas pela ria e pelas embarcações tradicionais”.