O Bloco de Esquerda quer alternativa imediata para a falta de canil em Aveiro. É a reação ao fim do protocolo que exista entre a Câmara de Ílhavo e algumas Câmaras da região (Aveiro, Vagos, Sever e Oliveira do Bairro) para a recolha.
Esse protocolo é denunciado uma vez que há alterações à lei que vão colocar o atual canil de Ílhavo em situação de incapacidade para cumprir as regras. Sem o apoio de Ílhavo e sem canil em Aveiro, o BE diz que é importante encontrar soluções.
“É a alteração à lei, proibindo o abate, que obriga a esta alteração e à rotura do protocolo. Recorde-se que em quarto anos, este canil abateu 1088 animais (957 cães, 129 gatos, 1 ovino e 1 equino)”, salienta o BE que defende, agora, uma reação imediata.
“O Bloco defende um canil de nova geração que abandone a atual política de abate generalizado. Defende ainda um canil que seja utilizado progressivamente como solução temporária, priorizando um sistema que garanta famílias de acolhimento e adoção responsável. Propõe ainda a criação de um programas CED (Captura, Esterilização e Devolução)”.