Aveiro vai receber o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Aveiro vai receber o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Cerca de 1800 alunos de todo o país juntam-se em Aveiro no dia 14 de março na Universidade de Aveiro.

Será a grande final do 17º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos em evento que celebra o Dia Internacional da Matemática e o Dia do Pi.

Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva.

Pelo segundo ano consecutivo, a organização local é assegurada pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, do Departamento de Matemática da UA e do Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Neste campeonato disputar-se-ão seis jogos (Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório, Atari Go e Nex), distribuídos por doze categorias.

Para esta edição do Campeonato, estão inscritos 1800 alunos, de 322 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.

Ao longo de todo o dia, das 9h00 às 17h00, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, será o palco das competições, sendo que as eliminatórias acontecem de manhã e as finais ocorrem da parte da tarde. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h00.

Em paralelo com as competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos. Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é também uma competição inclusiva.

Encontra-se preparado para receber alunos com baixa visão ou cegueira, que utilizem jogos adaptados.

Contará também com a participação de alunos surdos, tendo sido disponibilizadas no site oficial do evento as regras dos jogos em Língua Gestual Portuguesa.

Além da equipa da organização nacional e local, o campeonato conta com a colaboração de 140 voluntários, maioritariamente estudantes universitários, que irão receber e encaminhar os alunos, arbitrar os jogos, assegurar a ordem nos pontos de encontro e a comunicação com a zona de jogo, apoiar os alunos com baixa visão, entre outras funções.