O Departamento de Ciências Sociais e Políticas e do Território (DCSPT) da Universidade de Aveiro abre as suas portas para uma Semana Aberta à comunidade, de 19 a 23 de maio, com cinco dias dedicados a olhar para futuro e as eleições vão merecer análise ao longo da semana.
Sob o mote “os territórios inteligentes e a importância da Universidade nos desafios contemporâneos”, o programa arranca no dia seguinte às eleições.
Esta segunda, às 17h00, abre-se o debate “Legislativas 2025 – uma leitura dos resultados”.
A Semana Aberta arranca a 19 de maio com a proposta de 18 workshops, cursos e ações de formação dirigidos a estudantes de diferentes ciclos, investigadores e profissionais.
O dia será dedicado a experimentar novas ferramentas, desenvolver competências transversais e explorar temas emergentes nas áreas sociais, políticas e territoriais.
O dia termina com uma análise aos resultados das eleições legislativas de 2025 com Carlos Jalali e Eduardo Anselmo Castro, ambos professores do DCSPT, moderado por Isabel Cunha Marques, jornalista da Ria – Rádio Universitária de Aveiro.
Na terça-feira, 20 de maio, aniversário do DCSPT, há conferência conferência internacional sobre Políticas Públicas e Ciência de Dados, centrada no tema ‘Territórios Inteligentes’.
O evento debate o papel da ciência dos dados na criação e avaliação de políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inclusivas.
Na quinta-feira, 22 de maio, inicio das Jornadas de Administração Pública, um espaço de diálogo entre estudantes, docentes e profissionais sobre os desafios da administração pública no século XXI.
Serão debatidas as competências críticas para uma administração mais digital, colaborativa e centrada no cidadão, bem como os caminhos para integrar essas exigências nos programas formativos e nas estratégias de desenvolvimento profissional.
Sexta-feira, 23 de maio, há cursos em ação e o DCSPT de Portas Abertas.
Nessa manhã, a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento recebe o DCSPT, numa iniciativa do Mestrado em Ciência Política que propõe um jogo para refletir sobre as democracias.
À tarde, realiza-se o “OUT in DCSPT”, espaço aberto para pensar e debater grandes questões sociais, como as desigualdades, a cidadania e a justiça social e territorial.