João Miguel Dias, Professor da Universidade de Aveiro defende trabalho regular de dragagens na ria para manutenção dos canais navegáveis e sobre o alargamento da barra do porto de Aveiro diz que os modelos matemáticos disponíveis não antecipam impacto de monta para a laguna.
Declarações na delegação da SEDES, de Aveiro, no debate sobre “O impacto das alterações climáticas e da subida do nível do mar na orla costeira Ovar/Mira e na laguna da Ria de Aveiro”.
João Miguel Dias admite que uma obra de alargamento da boca da barra não deverá acarretar alterações significativas na dinâmica da laguna (com áudio)
Eduardo Feio, administrador do Porto de Aveiro, assume que o estudo está em curso para melhorar as condições de navegabilidade e acesso à barra.
Lembra que a economia depende dessa capacidade.
Além de melhorar eficácia e segurança, permite aumento da capacidade em função da boca dos navios e da sua capacidade de carga (com áudio)
Alberto Souto, responsável pela SEDES Aveiro, antigo secretário de estado das infraestruturas, com tutela dos portos, admite que as soluções de equilíbrio são algo que no caso do porto de Aveiro será sempre decisivo na apreciação de projetos.
E deu o exemplo de uma proposta que surgiu por parte de um investidor Turco que pretendia uma barra bem mais "aberta" para elevar o Porto de Aveiro à categoria dos maiores na gestão de contentores.
Admite que nesse momento a questão ambiental foi desde logo colocada como óbice a quem pretendia uma obra de engenharia arrojada (com áudio)