O festival PRISMA/ Art Light Tech, da Câmara de Aveiro, acaba de lançar duas open calls para a sua próxima edição.
Duas oportunidades de a comunidade participar no evento e de apresentar o trabalho nesta quarta edição.
Retomando uma iniciativa já apresentada em anos anteriores, a open call da School of Videomapping é dirigida à comunidade da região de Aveiro, iniciantes e profissionais, procurando explorar novas possibilidades para a aplicação das tecnologias de projeção em áreas como arquitetura, design, instalação, artes visuais, teatro e ambientes multimédia.
Com um limite de 15 participantes, esta formação terá módulos online, semi-presenciais e presenciais, em setembro e outubro.
Os resultados finais serão apresentados no festival, em outubro.
Já a open call para a apresentação de uma peça original no PRISMA está aberta até 31 de agosto e tem um âmbito nacional e internacional.
Os candidatos terão o Coreto do Parque Infante D. Pedro como ponto de exibição de uma obra de luz, que poderá assumir diversos formatos, desde a instalação à projeção imersiva ou diversas outras possibilidades.
A proposta vencedora contará com um apoio de 8.000 euros.
O PRISMA / Art Light Tech é um festival que assume a luz como matéria-prima para aliar arte contemporânea e atividades lúdicas no espaço público.
É um evento de duas noites que convida à (re)descoberta do território através da criatividade, contando com instalações artísticas, videomapping, projeções e diversas outras formas de arte através da luz.
Este festival integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.