De acordo com a terceira edição do Estudo Nacional de Competitividade Regional, elaborado pela plataforma online Zaask em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, o distrito de Aveiro "revela um crescimento acentuado relativamente à facilidade em lançar novos negócios, voltando a ocupar o segundo lugar a nível nacional. O valor atribuído pelos empresários do distrito é de 3 em 5 pontos, sendo que a média nacional situa-se nos 2,83".
A situação económica do Distrito é superior à média do país (3,25 em 3,20) e fecha o top 5 nacional. Já no que diz respeito à facilidade na contratação de funcionários, Aveiro surge no segundo lugar a par de Portalegre, ultrapassando ligeiramente a média nacional (2,77 numa, sendo a média nacional de 2,74).
O conhecimento acerca da oferta de programas de formação promovidos localmente foi outro dos indicadores a registar um aumento significativo (de 7% em 2016 para 30% em 2017).
Apesar de o valor atribuído à situação financeira das empresas do Distrito se situar ligeiramente abaixo da média nacional (2,89 em 2,91), a região apresenta-se com uma perspetiva de evolução dos negócios nos próximos 12 meses acima da média nacional (3,43 em 3,27).