Alunos da UA mobilizam-se reparar brinquedos.
Alargado este ano a instituições de apoio aos mais carenciados situadas nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, na Universidade de Aveiro (UA) já começaram as sessões de recuperação de brinquedos usados do projeto ShareToy.
Após a sessão de 28 de novembro, as seguintes estão previstas para todas as quartas até 19 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00, e já começaram a mobilizar alunos da UA de diferentes áreas do saber.
“Os que não sabem reparar, aprendem com os que já têm alguma experiência. Todos são bem-vindos”, desafia Dilan Nunes. Bem poderia ser este o lema das sessões do ShareToy na perspetiva do coordenador do Núcleo de Robótica Diversificada (NERD) da Associação de Electrónica, Telecomunicações e Telemática da UA (AETTUA), grupo de promove o projeto em articulação com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) - Student Branch da UA.
A sessão que decorreu dia 28, no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), em que participaram mais de vinte pessoas, de vários cursos, abriu boas perspetivas quanto à participação e ao contributo dos estudantes da UA nas restantes sessões agendadas.
“Cada sessão significa experiência que os futuros engenheiros da área da eletrónica, e não só, ganham a resolver problemas que podem vir a encontrar noutras escalas e complexidades durante a vida profissional”, explica o coordenador do NERD-AETTUA.
Carros, motas, comboios, aviões, jogos, instrumentos musicais eletrónicos, bonecas e peluches… São vários os tipos de brinquedos que chegam a estas sessões, uma espécie de fábrica do Pai Natal.
O projeto de voluntariado que, no ano passado, contribuiu para um Natal um pouco mais feliz para as crianças que viviam na região dos grandes incêndios de junho e outubro, será direcionado em 2018 para instituições de apoio aos mais carenciados situadas nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, a pensar nos estragos provocados pelo furação Leslie e nas dificuldades daí decorrentes. Trata-se da terceira edição deste projeto de voluntariado que começou em 2016.
Para já, existem dois pontos de recolha onde, quem tiver brinquedos por reparar e os quiser oferecer, os pode deixar: Bombeiros Velhos de Aveiro e no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA.
texto e foto: UA