Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental assinala 30 anos de atividade com um Dia Aberto e homenagem ao fundador, Dias dos Santos.

Depois de um espetáculo musical na Reitoria da UA, a Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental vai ter um novo evento comemorativo dos 30 anos de atividade, com um Dia Aberto e homenagem ao fundador da instituição, Dias dos Santos.

Será inaugurada uma exposição comemorativa e haverá palestra na sexta-feira.

O Dia Aberto arranca, às 14h30, com visita ás instalações, seguindo-se às 15h30 o descerramento da placa em Homenagem ao Fundador da instituição e abertura da Exposição “30 Anos da APPACDM – Aveiro (1986-2016)”.

O programa prevê, ainda, a apresentação da Associação e a palestra sobre “Afetos e sexualidade na pessoa com deficiência”, às 16h30, com intervenção de Ema Conde, Psiquiatra no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

O Fundador da APPACDM, Dias dos Santos, foi engenheiro civil na cidade de Aveiro e era pai de um menino trissómico, o Ruca, que o “motivou incondicionalmente” nesta tarefa. Liderou a instituição durante os primeiros 11 anos, durante os quais se projetou e construiu o Centro Educativo em Azurva, que entrou em funcionamento em 1991, e ainda abriu o primeiro Lar para Pessoas Deficientes nesta cidade, em 1993. Atualmente a Associação tem cerca de 70 utentes, dos quais 38 vivem em permanência num dos 3 Lares da instituição (Lar de Santiago, Lar de São Bernardo, e Lar da Costa do Valado).

A festa dos 30 anos fica marcada pelo espetáculo da passada sexta-feira na UA que reuniu cerca de 400 pessoas.

Noite animada pela Sociedade Musical de Santa Cecília, com a participação do Coro Juvenil “Novas Vozes” e a sua Orquestra que acompanhou as vozes de Inês Margaça e Ana Rita Arez. E contou ainda com a participação da Tuna Masculina da Universidade de Aveiro.