'ARTTUR' é este ano em Aveiro. Festival leva os melhores filmes de turismo do mundo à cidade.

A Turismo Centro de Portugal, a Centro Portugal Film Commission e a Câmara de Aveiro apresentaram, hoje, a edição de 2021 do ART&TUR.

O Festival Internacional de Cinema de Turismo, “evento nacional e internacional” no quadro de Festivais de Cinema, realiza-se este ano em Aveiro.

Ao longo de 4 dias, serão dadas a conhecer as produções melhor pontuadas pelo júri internacional. É uma forma de promover, a vários níveis, as diferentes regiões turísticas de maior potencial, referiu Francisco Dias, Director do Festival. (com áudio)

Serão exibidos, no total, 74 filmes integrados em 17 sessões temáticas, as quais serão antecedidas de mesas-redondas, em que peritos convidados e autores de filmes selecionados refletirão sobre algumas das soluções preconizadas para o relançamento do turismo na era pós-Covid-19.

Já na sua 14.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo à competição os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais. As útimas três edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras e Viseu, a que se segue agora Aveiro.

Presente na conferência de imprensa, Francisco Dias, Diretor do Festival, destacou a forma calorosa como a organização do evento foi recebida e enalteceu a importância do certame. "O ART&TUR não é um festival qualquer de cinema. Tem uma componente muito importante de business to business e uma dimensão internacional de relevo, atestada pelo facto de o júri integrar 34 pessoas, de 19 países", disse. Por outro lado, referiu, "o ART&TUR te contribuído para a melhoria da qualidade dos fimes promocionais de turismo feitos em Portugal, uma vez que as autarquias e outras entidades perceberam as vantagens de terem bons filmes promocionais a concurso". Por isso, estão reunidos todos os ingredientes para que esta edição seja de novo "um sucesso".Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, frisou que a aposta desta entidade no Festival e, paralelamente, na criação da Centro Portugal Film Commission, se deve ao facto de os filmes de turismo serem "um excelente veículo de promoção da região Centro de Portugal". "Com esta aposta queremos dizer que o audiovisual é uma área de crescimento estratégico para o Centro de Portugal, que tem alcançado resultados inequívocos, os quais contribuem para que a marca e o destino Centro de Portugal registe taxas muito altas de crescimento", considerou. Além disso, acrescentou, a Centro Portugal Film Commission "é um instrumento com capacidade de esbater as assimetrias regionais" e que, ao mesmo tempo, "possibilita a internacionalização da marca Centro de Portugal".  José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou que "é um privilégio receber o ART&TUR em Aveiro", lembrando que o festival se insere numa série de eventos de relevo que vão acontecer na cidade dos canais até ao fim do ano. "É uma excelente oportunidade para falarmos para o Mundo e para termos o Mundo na nossa terra", reiterou, finalizando com um desafio: "O ART&TUR vai ser um festival muito melhor depois de vir a Aveiro!".

O primeiro dia do ART&TUR, dividido em três sessões, é dedicado à exibição de filmes promocionais portugueses. Cada uma das sessões será antecedida por mesas-redondas, que neste dia abordarão os temas “A promoção audiovisual de destinos e produtos turísticos – o ponto de vista dos produtores audiovisuais”, “O Turismo nas regiões do interior de Portugal” e “Cultura e desenvolvimento regional de tipo bottom up: os 25 anos da d’Orfeu e do Avanca Film Festival”.

No segundo dia de festival, as sete sessões são destinadas à exibição de filmes nacionais sobre eventos desportivos e filmes promocionais internacionais. Nas quatro mesas-redondas que se realizam no segundo dia, conversa-se sobre assuntos tão diversos como “Portugal ciclável: a aposta em estilos de vida e de lazer mais sustentáveis e saudáveis”, "O papel das Film Commissions regionais e a promoção dos territórios de baixa densidade”, “A estratégia de marca-país Chile” ou “A cultura não é um produto: redefinindo o turismo na era Pós-Covid”.

A manhã do terceiro dia será preenchida com um programa cultural para convidados. À tarde e à noite, retoma-se a exibição de filmes, com mais sete sessões. As três mesas-redondas abordam os temas “Aveiro – Cidade fotogénica e encanto de bloggers", "O impacto ambiental de um aeroporto” e “A estratégia de marca país – África do Sul”.

O último dia de Festival ART&TUR começa com um Programa Cultural para Convidados e termina, a partir das 16h30, com o momento mais alto do evento, a Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedores.

 

(em actualização)