Ano letivo na Universidade de Aveiro está aberto. Alertas para um decréscimo do número de candidatos ao ensino superior.

A cerimónia de abertura do ano letivo na Universidade de Aveiro contou, esta tarde, com a presença da Ministra da Juventude e Modernização.

Sessão de abertura realizada no auditório Renato Araújo.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, sublinhou que o número de candidatos ao ensino superior decresceu nos últimos 4 anos, sendo isso "preocupante". É um cenário que pode resultar do facto dos estudantes não encontrarem residências para ficar em Aveiro, em particular, reforçando a ideia que está a ser feito um esforço para amenizar esse problema. (com áudio)

Paulo Jorge Ferreira teceu elogios ao esforço feito pelo Governo com a concretização de medidas complementares de apoio às Universidades. (com áudio)

Margarida Balseiro Lopes disse estar atenta e prometeu ação do Governo para amenizar os problemas prementes sentidos pelo ensino superior em Portugal. (com áudio)

A cerimónia inclui ainda a distinção dos melhores estudantes e a entrega do Prémio Aldónio Gomes.

Antes da cerimónia cumpre-se a inauguração da pintura em mural “Sete Luas, Sete Sóis”, de Hélder Bandarra.

O Prémio Literário Aldónio Gomes será entregue ao escritor Rui Sousa Ferreira.

A cerimónia termina com entrega de Bolsas de Estudo aos Melhores Estudantes que ingressaram no 1.º Ciclo no ano Letivo 24/25.

Há 144 Bolsas de Estudo aos Melhores Estudantes, 15 Prémios de Mérito patrocinados por empresas e 53 Bolsas de Estudo aos Melhores Estudantes (Manutenção).

 

(em actualização)