A Junta de Freguesia de Esgueira e o Agrupamento de Escolas de Esgueira iniciam um projeto com escolas de outros países.
Este projeto acontece entre 23 e 27 de janeiro e junta jovens do Luxemburgo, Sérvia, Eslovénia, Roménia, Lituânia, Grécia e Estónia.
A abertura, às 09h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Esgueira,
São 25 Jovens Europeus num debate debate sobre Literacia Mediática.
“Inspire Youth - Empower Youth Workers for Media Literacy and Participation Promotion” é o nome do primeiro projeto Erasmus + da Cais 1515 - Associação Cultural.
A recém-criada associação Aveirense, aliou-se à Junta de Freguesia de Esgueira e ao Agrupamento de Escolas de Esgueira para receber jovens do Luxemburgo, Sérvia, Eslovénia, Roménia, Estónia, Grécia e Lituânia. Vão desenvolver um Manual de Boas Práticas para a promoção da literacia mediática e debater formas de desafiar os jovens a participarem mais ativamente nos processos de decisão.
A Cais 1515 – Associação Cultural foi fundada em 2021, mas só no início de 2023 é que foi apresentada ao mundo.
Tem como objetivo conceber, organizar, desenvolver, implementar e divulgar projetos culturais e pedagógicos, através da promoção de workshops, oficinas, palestras e encontros.
Foi com este desígnio que lançou várias candidaturas a projetos europeus e em quatro candidaturas conseguiu financiamento para três.
O primeiro projeto é este chamado Training Course, que faz parte do programa Erasmus +.
Ao longo de cinco dias, 25 jovens, com a ajuda de mentores, irão pensar nas melhores estratégias para dotar os jovens de ferramentas para construir um pensamento crítico sobre os media e sobre os ambientes digitais.
Ricardo Barros, presidente da Direção da Cais 1515 - Associação Cultural, refere que “conseguir juntar a comunidade em torno de um qualquer projeto é uma das principais razões pelas quais quis, em conjunto com outras oito pessoas, fazer nascer a Cais 1515”.
Os resultados do “Inspire Youth” serão divulgados online, através das plataformas da associação e dos seus parceiros.