Cerca de 300 estudantes do ensino secundário de Albergaria-a-Velha estão a participar em sessões de capacitação em Literacia Financeira.
Aprendem princípios básicos para gerir, da melhor forma, o seu dinheiro.
As sessões têm por base a metodologia de educação não formal, com jogos didáticos e situações imersivas baseadas em personagens.
Há o foco na transferência de competências desenvolvidas na sessão para a vida do jovem, fazendo-o refletir sobre as suas escolhas no dia-a-dia e a planear como quer gerir o seu rendimento quando estiver integrado no mercado de trabalho.
Neste projeto, implementado pelo Município, participam 12 turmas da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e Colégio de Albergaria.
São desenvolvidas quatro sessões de noventa minutos, cada uma dedicada a um tema específico.
Após identificarem os princípios básicos da gestão financeira e compreender a diferença entre o consumo de “necessidades” e “desejos”, os jovens exploram o conceito de poupança.
Criar um fundo de emergência, gerir um orçamento pessoal, reduzir gastos e planear a longo prazo são algumas das práticas promovidas na segunda sessão.
Estabelecido “um pé de meia”, os estudantes são incentivados a fazer o dinheiro crescer, aprendendo conceitos básicos de investimento, avaliando o risco e a recompensa, e discutindo a importância de investir para combater a inflação.
Na sessão final, os estudantes colocam os conceitos aprendidos em prática num jogo de tabuleiro, onde têm de simular decisões financeiras e avaliar as consequências.
As sessões de capacitação em Literacia Financeira integram a Academia “Empreende+”, o programa municipal de promoção do empreendedorismo nas escolas, que visa fomentar o espírito criativo e empreendedor nas crianças e jovens do Município.